Ubicaritas Online

Edição on-line do jornal do Conselho Regional Sul

Historia da Juventude Mariana Vicentina

História da JMV

 

JMV

A JMV existe desde sempre…  🙂  Final da história.

 

Jesus veio trazer a Boa Nova e morreu por nós mas deixou-nos a mensagem de esperança… E fez-nos filhos de Maria que nos protege como Mãe. E Jesus vive entre nós!

Com Jesus presente viveu um homem que se tornou Santo… De seu nome Vicente de Paulo. Foi este homem que criou o conceito de Caridade Organizada… E que fundou as filhas da Caridade…

http://famvin.org/anniversary/pt/downloads/reflexao3_pt.doc

Depois Maria, nossa mãe, sentiu-nos perdidos e desorientados. E apareceu a Catarina de Labouré (uma filha da Caridade) a quem encarregou de organizar os jovens. E concebeu uma medalha. E deixou a promessa de muitas graças a quem a usasse com fé!

Corria o ano de 1830 e surgiram os filhos e filhas de Maria. Em Paris, mais propriamente, na Rua du Bac. Hoje são conhecidos como Juventude Mariana Vicentina.  E estão espalhados pelos 4 cantos do mundo!

 

Em Portugal surgiu em 1984… É verdade… É mais velha que muitos de vocês! J

Já existia em Espanha (não faço ideia desde quando) e, um ano, os nossos padres e irmãs vicentinas resolveram que até era fixe ter jovens organizados em Portugal e toca de agarrar no carro (não sei se foi bem assim mas também não é muito relevante) e foram até Benegalbon ao encontro nacional de Espanha… É verdade… Até a JMV em Portugal foi importada de Espanha! L

Bem, seja como for, Deus escreve direito por linhas tortas, e mesmo com raízes espanholas para nós… É este o movimento que amamos! É este movimento que faz parte das nossas vidas e nos incentiva a seguir Jesus, o seu exemplo e, tal como Vicente, partir em busca do pobre nosso irmão!

Cada um de vós terá a sua própria identidade e percurso em JMV mas somos UM com o PAI e com os outros… A JMV é a melhor forma que encontramos de viver a nossa Fé. E é uma forma bem linda.

 

Nunca deixem de escrever novas páginas na história da JMV. Não é o que aconteceu que importa mas o que está para acontecer. O que TU podes fazer acontecer.

 

Beijinhos e Abraços, Rui Fialho

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: